Páginas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

NOVA APRESENTAÇÃO DO BLOG: ARTE DIGITAL / MAURÍCIO PORTO.


Caros leitores,
resolvi "dar uma de arrumação" no meu blog: Arte Digital / Maurício Porto. Criei uma nova apresentação e exclui 48 postagens de pinturas e desenhos digitais. Deixei apenas 31 postagens por considerá-las as mais importantes. Outras com certeza virão pois elas me divertem muito e também servirão, talvez, como inspiração e esboços para quadros em tinta acrílica.
Eu escrevi "talvez", porque prefiro fazer pequenos esboços livres, a partir do "nada" ou do "vazio" mental, sem idéias pré-concebidas. Este sempre foi o meu processo de criação. Adoro fazer pequenos esboços, no máximo com 10 centímetros na maior dimensão. Trabalho com grafite, carvão, lápis de cor, pastel óleo, pastel seco, aquarela, gouache, tinta acrílica e colagens, sobre papeis cansom, A4 90 gramas, vegetal e mesmo papel manteiga.
Estou partindo para a pintura da mesma forma que fiz com o ensino. Se eu dei certo no ensino foi porque, creio eu, de tanto ler o Taoísmo e o Zen Budismo, até mesmo em chinês, aprendi a esvaziar o meu modo de ser e fazer com relação as armadilhas da mente: as expectativas, a principal de todas, pois incluem as fantasias, metas, planos, sucesso, etc...
Agora, resolvi ser pintor por uma única razão: O PRAZER DE PINTAR !!! Desde menino fui assim: SEMPRE FIZ "O QUE ME DEU NA TELHA" !!! E sempre deu certo porque para mim, dar certo na vida, apenas significa "FAZER O QUE GOSTO"!!!
Se para algumas pessoas, "dar certo na vida" do ponto de vista profissional é ganhar dinheiro, ser repeitado profissionalmente, ter sucesso... posso dizer e mesmo escrever que tudo isso eu tive em todas as profissões que exerci, repito, porque nunca me preocupei em pensar nos resultados. Aprendi desde cedo a não competir com os outros e sim comigo mesmo !!! Sempre tentei me superar, estudar, estudar, ralar, ralar, me superar sempre!!! E deu certo.
Hoje aos 72 anos de vida, posso me dar "ao luxo" de ser Pintor. Mesmo que eu não venda nenhum quadro, eu não estou nem aí.
Basta que eu dê dois ou três cursos por mês, e não me faltam convites, ganharei o suficiente para viver tranquilamente. 
Com um detalhe: EU ADORO DAR AULAS !!! Quem foi meu aluno sabe muito bem e foram mais de 10.000.
Finalizando, eu gostaria de citar os meus principais e verdadeiros mestres: 
Lao-Tzu, Chuang-Tzu, Lie-Tzu, Osho, Alan Watts, Eugen Herrigel, Lin Yutang, Thomas Merton, Richard Wilhelm, John Blofeld, J.C. Cooper, Gurdjieff, Ouspensky e tantos outros...
Eu não poderia, também, deixar de citar o meu grande amigo Pedro Henrique de Paiva que me deu de presente o Tao Te Ching, atribuído a Lao-Tzu quando eu tinha 27 anos. Este livro, hoje tenho certeza, foi na época o maior presente que recebi, pois me levou de vez para a Sabedoria do Oriente, o Portal que transformou minha vida !!!

Endereço do meu blog "Arte Digital / Maurício Porto":
http://artedigitalmauricioporto.blogspot.com.br

Maurício Porto, 
Rio de janeiro, 26 de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário