Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

PARA MAURO DOS GUARANYS NA DATA, OFICIAL, DO SEU ANIVERSÁRIO. 14 DE OUTUBRO

SPÉCULA / MAURO DOS GUARANYS

Mauro querido, meu mestre, meu pai, meu irmão, o fraterno, terno e eterno amigo. Mauro, o anti-narciso que faz as suas spéculas(1) para vislumbrarmos a beleza do inesperado, formas e vazios que não poderíamos jamais imaginá-los. 

O verdadeiro sábio não tem a menor consciência de que ele mesmo o é. 


A sabedoria, a meu ver, não está somente nas frases, reproduzidas milhares de vezes 
nos prefácios de livros ou citações. Ela está muito mais na reação mental que passa para os músculos dos braços, das mãos, do pescoço mas, principalmente, os faciais que geram expressões físicas e não verbais de incerteza, para que cada um as interprete como quiser. Aí está o segredo e a beleza do desafio do pensar o desconhecido, e não da aprovação ou da negação. A vida não é somente o Sim ou Não. Ela é muito maior!

"Só sei que nada sei" diria Sócrates, porém prefiro tentar sentir e ver os silêncios das expressões faciais do que qualquer frase. Mauro, saiba você ou não, você muito me ensinou sobre isso. 


Os verdadeiros aniversários ou renascimentos, você sabe melhor do que eu, não coincidem com a data dos nossos registros. Registro é uma palavra burocráticamente lamentável. 


Renascemos em saltos qualitativos, insights vida afora, o que nos faz ver que a vida é um contínuo renascer. A morte é um simples pensamento que termina no momento em que ela chega. Portanto, enquanto vivos estamos, a vida é ação e pensamento e a morte é só um pensamento. Você nasceu de fato em 4 de outubro e eu em 28 de novembro, mas isto pouco importa. Nós renascemos muitas vezes mais do que a idade que temos. 


Para mim, a minha vida é a eternidade que sei que tenho enquanto vivo. 

A morte nada me diz e será apenas a memória do que deixei. 

Mauro querido, meu sábio mestre, desejo-lhe a eternidade da sua vida!!!


(1) Spéculas: são esculturas geniais criadas por Mauro dos Guaranys, feitas de espelhos pintados.


Maurício Porto

Rio, 14 de outubro de 2018.

Do meu livro: "Ladeiras do Silêncio". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário